O assunto “emagrecimento” está no topo das pesquisas na web [talvez você mesmo tenha chegado até aqui por esse motivo], mas as buscas giram sempre em torno de dietas da moda, receitas secretas, medicamentos ou soluções milagrosas para se livrar daqueles quilinhos indesejados. No post anterior, relacionei os 7 erros mais comuns de quem busca emagrecimento. A partir de hoje, vou comentar cada um deles individualmente.

O primeiro está diretamente relacionado a essas consultas virtuais. Achar que não precisa de ajuda não é apenas o erro mais grave, mas uma das maiores causas de sofrimento por parte de quem busca o emagrecimento. Porque ele subentende que você, sozinho, é capaz de emagrecer, ignorando que a obesidade é uma doença – e que, por isso, necessita de uma abordagem multidisciplinar – e aumentando toda a carga emocional que esse processo por si só já carrega.

Não entre nessa sozinho!

A equipe que irá te acompanhar, além de especializada e tecnicamente preparada para cuidar de você, é uma rede de apoio fundamental nesta caminhada longa e árdua! Várias pesquisas mostram que ser acompanhado regularmente por um profissional de saúde leva a perdas de peso maiores e também auxiliam na manutenção do peso perdido, evitando, assim, o temido “efeito sanfona” característico de quem investe em soluções de curto prazo.

Isso porque todo organismo é único, cada etapa no processo de emagrecimento tem as suas características próprias e é durante o acompanhamento que os ajustes necessários serão feitos para te ajudar na busca por mais equilíbrio e, claro, mais saúde e qualidade de vida. Pular etapas e ignorar a disciplina que cada momento exige pode gerar ainda mais ansiedade e te causar outras frustrações no futuro.

E não esqueça: se você falhar em algum momento, não desista! Reconheça a falha e busque ajuda o quanto antes. Quem trabalha com Obesidade de forma séria não irá te julgar ou te apontar o dedo, mas buscar junto com você uma solução para o problema. Pense nisso e, sempre que precisar, conte comigo!