Nos tempos atuais, o estresse vem fazendo inúmeras vítimas e acabou se tornando comum no dia a dia de muitas pessoas. A meditação é uma maneira saudável de descansar a mente e o corpo através da respiração, controlando a rotina frenética e adotando hábitos de calmaria. Ou seja, ela nos ensina a viver no momento presente e apreciar tudo que temos agora, deixando o passado para trás e o futuro para depois. Além disso, nas últimas semanas eu abordei esse tema por aqui, falando sobre medicina do estilo de vida, onde a saúde mental é um dos pilares que a sustentam.
Mas, qualquer tipo de prática é meditação?
Não! Atualmente, existem alguns elementos que caracterizam a prática da meditação, uma técnica definida, com foco em produção de relaxamento muscular e psíquico, foco também em atenção e na redução do pensamento lógico. Ou seja, o processo de desacelerar.
A prática requer um processo básico, que pode ser aplicado de maneira simples, envolvendo respiração, concentração e postura. Sendo assim, conforme citado acima, a meditação trabalha a mente e o corpo como uma unidade.Ou sejam, é uma prática que não demanda muito tempo: bastam 15 minutos e determinação no seu autoconhecimento para começar a enxergar as mudanças na sua vida e saúde.
Qual o objetivo em meditar?
Qualidade de vida é o grande objetivo por trás da meditação. Em outras palavras, nós não podemos esperar que os níveis de estresse se agravem, nem que os problemas de memória comecem a surgir. A prática da meditação estimula a concentração, em consequência, as mentes hiperativas e ainda contribui na redução da depressão e ansiedade. Ou seja, uma ferramenta benéfica de prevenção e promoção da saúde.
Jon Kabat-Zinn, Ph.D., e diretor da Clínica de Redução de Estresse no Centro Médico da Universidade de Massachusetts à revista Psichology Today disse que: “A meditação proporciona uma quietude interior e paz dentro de algumas das situações de vida mais difíceis. Você não tem que fugir para conseguir em algum outro lugar.”
Quando os resultados das práticas de meditação começam a surgir?
É importante frisar que a meditação é um processo de autoconhecimento. Os benefícios da prática são gradativos, cada sessão é um progresso, sendo assim, cada praticante se conecta de uma maneira distinta. A meditação é um tratamento sem usar remédio, é um processo que pode levar algum tempo, mas que traz sim resultados.
Meditação gera saúde! Conheça os seus benefícios.
Meditação é qualidade de vida, é você aprender a olhar para si, a respirar antes de tomar alguma atitude. Veja alguns benefícios no campo físico e mental que a meditação pode trazer pra você.
No campo físico, por exemplo:
Baixa a pressão sanguínea;
Diminui qualquer tensão relacionada com a dor;
Melhora o sistema imunológico.
No campo mental. por exemplo:
Aumenta a criatividade;
Aumenta a alegria;
Desenvolve a intuição;
Diminui a ansiedade;
Aumenta a estabilidade emocional;
Aumenta a produção de serotonina, melhorando o humor;
Traz clareza e paz;
Aguça a mente através do ganho de foco.
Resumindo, uma mente sem expansão causa tensão, frustração, raiva e muito estresse. Ou seja, o equilíbrio entre a mente expandida e a consciência ativa garante muita qualidade de vida e bem-estar. A meditação é uma grande ferramenta para transformar a sua rotina de saúde. Não esqueça que apenas uma atitude interior determina os caminhos de evolução da sua saúde física e mental. Escolha hoje tirar alguns minutos do seu dia e meditar!
Se para você é algo muito distante, experimente iniciar a prática através de meditações guiadas. Existem diversos aplicativos de celular que promovem essa iniciação. Esse primeiro contato pode despertar o interesse por aprender mais e evoluir nesta técnica milenar.
Vamos tentar?
As pessoas também perguntam
O que é meditação?
É uma técnica/prática que conduz a mente para um estado de relaxamento envolvendo a respiração, concentração e postura.
Como posso meditar?
Relaxe as mãos ao lado do seu corpo, depois disso feche os olhos, faça respirações atentas de expirar e inspirar e conecte-se!
Qual o objetivo da meditação?
Qualidade de vida é o grande objetivo por trás da meditação. A prática da meditação estimula a concentração, acalma as mentes hiperativas, contribuindo na redução da depressão e ansiedade.
[…] começou há alguns dias e entramos na jornada de prevenção do suicídio. Aqui no blog eu sempre falo sobre a importância da saúde mental e reforço que ela faz parte de um dos pilares para garantir uma vida, de fato, mais […]