Estamos falando sobre os 7 erros mais comuns de quem busca emagrecimento e, faltando menos de um mês para o verão, muita gente tem dado plantão redobrado na academia pra recuperar o tempo perdido e se livrar daqueles quilinhos a mais. É bem nesse período em que eu mais escuto a célebre frase: “Não faço musculação porque musculação engorda, o que emagrece é corrida!”.

Pra começo de papo, que fique claro: todo exercício ajuda a emagrecer no sentido real da palavra. E o que eu quero dizer com “sentido real”? Simples: emagrecer é perder massa gorda. Porém, o que acontece é que, inevitavelmente, todo processo de emagrecimento resulta, também, na perda de massa magra. Isso é natural e acontece devido à restrição calórica. Já falamos aqui, por exemplo, que “fechar a boca” não é o suficiente, lembra?

Pois bem. E aí que entra a musculação. Manter exercícios resistidos durante esse processo ajuda a preservar a massa magra, o que é muito importante para minimizar a queda no metabolismo que acontece fisiologicamente durante o emagrecimento [#focoforçaefé]. Isso sem falar na importância da musculação para fortalecimento de grupos musculares que protegem as articulações, maiores afetadas em exercícios aeróbicos de alta intensidade.

Amada por muitos e temida por tantos outros, o que acontece é que a musculação é muitas vezes apontada como vilã no processo de emagrecimento porque quando você perde gordura e, por outro lado, preserva ou ganha massa magra, o resultado na balança pode não ser dos mais animadores. E isso acontece por causa de um detalhe que faz toda diferença: o músculo tem uma densidade maior que a gordura.

Isso significa que você pode não perceber tanta perda de peso na balança, mas verá maior diminuição de medidas e percentual de gordura nas avaliações da composição corporal. Um excelente método para avaliar precisamente sua composição corporal é a Bioimpedância. Já ouviu falar? É um exame rápido, simples e indolor, com pouquíssimas contraindicações. Através de uma corrente elétrica considerada leve, é possível estimar a quantidade de água, gordura e massa magra do seu corpo.

Ficou interessado? Agende uma consulta aqui que te apresento melhor esse método.

Até lá!