A dieta Whole Plant-Based, conforme o seu nome sugere, é baseada no consumo de alimentos naturais e orgânicos. Ou seja, nessa dieta a forma original dos vegetais é privilegiada, em que os legumes e frutas podem ser consumidos crus ou cozidos. Portanto, os processados, refinados e industrializados são evitados, estimulando assim a criatividade de seus adeptos em busca de pratos coloridos e variados.
Como funciona na prática a adição da whole plant-based na rotina?
Significa consumir alimentos com sabores e nutrientes em sua forma mais pura, diretamente da natureza. Além disso, a recomendação para seguir essa dieta é realizar refeições que contenham ingredientes frescos. Portanto, na prática diária ela exige, como já citado acima, criatividade e determinação em não ficarmos abrindo exceções — ela nos tira da zona de conforto. Depois as receitinhas viram algo rotineiro, acabamos encontrando o que mais gostamos e seguimos criando um novo padrão de alimentação.
Quais são os benefícios associados a whole plant-based?
A dieta whole plant-based traz inúmeros benefícios para a saúde. O consumo de produtos cultivados na terra tem benefícios para pacientes com doenças cardiovasculares, diabetes, câncer, tratamentos de obesidade, hipercolesterolemia, hipertensão, além de promover a longevidade saudável. Além de ser riquíssima em fitoquímicos, vitaminas e minerais, a plant-based é uma alimentação natural, limpa e pura, que, quando equilibrada e bem feita, garante muita energia, nutrição e vitalidade para o nosso organismo.
A ciência reforça a eficácia da dieta whole plant-based!
A melhor parte da dieta whole plant-based é que já existem diversas pesquisas científicas que comprovam sua eficácia, porque a dieta oferece nutrientes e antioxidantes essenciais que reduzem o risco de algumas doenças.
Um grande benefício é em relação à incidência de alguns tipos de cânceres. Um estudo realizado com mais de 60 mil pessoas, que se alimentavam com uma dieta baseada em vegetais, mostrou que elas tiveram uma redução no risco de tumores, como os gastrointestinais. Ou seja, um avanço significativo!
Além disso, uma pesquisa divulgada no Journal of American College of Cardiology indicou que as pessoas que adotaram uma dieta saudável à base de vegetais, frutas, grãos integrais, legumes e nozes tiveram menos riscos de desenvolver doenças cardíacas.
A whole plant-based ajuda no emagrecimento?
Sim! Ela pode contribuir no emagrecimento, mas não tem esse objetivo. O emagrecimento acontece quando fazemos escolhas saudáveis e adequamos a dieta com o objetivo de promover uma restrição calórica. A plant-based pode ser benéfica no contexto da obesidade por ajudar a diminuir o quadro inflamatório do organismo e aumentar a saciedade por ter mais fibras, consequentemente colaborando na perda de peso.
Quais os alimentos que estão liberados na whole plant-based?
- Grãos integrais: arroz integral, milho, trigo em grãos;
- Tubérculos: batata-doce, inhame e mandioquinha;
- Hortaliças: frutas, verduras e legumes
- Leguminosas: feijões, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico;
- Leites vegetais sem açúcar;
- Cogumelos;
- Temperos naturais: manjericão, alecrim, açafrão, pimenta-do-reino;
- Oleaginosas: castanhas, amêndoas, nozes, etc.;
- Chás de ervas;
- Café descafeínado;
- Sucos naturais sempre sem açúcar e sem coar;
- Gorduras saudáveis como azeite ou abacate;
- Tofu.
Resumindo, a dieta whole plant-based pode trazer muitos benefícios positivos para nossa saúde. Ela apoia uma alimentação natural, variada e colorida, prezando pelos alimentos orgânicos e a produção sustentável. Além de tudo isso, garante a redução do consumo de produtos de origem animal e prioriza os alimentos que vêm da terra. Que tal experimentar incluí-la na sua rotina alimentar?
As pessoas querem saber:
O que é a dieta whole plant-based ?
É uma dieta baseada no consumo de alimentos naturais e orgânicos.
Quais são os benefícios associados à dieta whole plant-based?
Ela ajuda no controle do diabetes, câncer, tratamentos de obesidade, hipercolesterolmia, hipertensão e também contribui para a longevidade saudável.
A dieta whole plant-based ajuda no emagrecimento?
Sim! Ela pode contribuir no emagrecimento, mas a dieta plant-based não tem esse objetivo.
Qual a diferença entre a dieta vegana e o whole plant-based?
Um cardápio vegano é aquele que exclui qualquer ingrediente de origem animal, mas permite consumo de industrializados e até ultraprocessados.
O plant based é uma alimentação à base de plantas, mas que preza o consumo in natura e foca em reduzir o consumo de alimentos processados.
Deixar um comentário