O alimento ideal para todas as crianças e que garante o desenvolvimento dos pequenos até os 2 anos de idade é o leite materno. Ou seja, ele garante uma composição química bem balanceada, que é capaz de suprir as necessidades fisiológicas do bebê. Além disso, o leite materno é de fácil digestão, sacia o bebê de imediato, contribui para o desenvolvimento adequado da musculatura facial, e ainda protege o pequenino de algumas doenças.

O sonho da amamentação!

Amamentar sempre foi um grande desejo meu. Conhecer os benefícios do aleitamento materno para a mãe e para o bebê me trouxe muita certeza de que eu embarcaria nesta longa, às vezes cansativa, mas também divertida viagem rumo a um mundo de recompensas.

Para quem deseja amamentar, a primeira coisa que indico é informação. Leia a respeito em boas fontes. Existem muitas pessoas dedicadas a este tema e que podem te ajudar a estudar um pouco sobre o que te aguarda e a se preparar melhor para essa fase tão especial. Até mesmo eu, profissional da saúde, tinha muitas dúvidas e receios sobre a amamentação e me senti muito mais fortalecida quando passei a ler e conhecer mais sobre o tema. E decidi buscar auxílio de uma consultoria assim que meu filho nasceu.

A consultoria faz diferença?

Tive apoio de uma consultora de amamentação que me ajudou, ainda na maternidade, a aprender coisas básicas como a pega correta. E esse apoio foi fundamental. Ela me acompanhou nos primeiros dias e foi uma grande aliada para que tudo corresse muito bem.


Amamentar é um processo natural e fisiológico e me perguntei por que tem sido tão difícil para tantas mulheres. Certamente o mundo mudou e, com isso, novo e grandes desafios para a mulher moderna tornaram a amamentação um sonho distante. Sendo assim, conciliar a nova vida de mãe com tantos afazeres domésticos e profissionais não é fácil e poder contar com uma rede de apoio é fundamental.


Agradeço muito por poder ter contado com a minha e convido a todos que estão lendo esse texto a pensarem como também podem ser apoio na vida de alguma futura mamãe.

Uma experiência de amor!

Apesar de todas as dificuldades iniciais, minha experiência com a amamentação tem sido maravilhosa. Sinto uma conexão ímpar com meu bebê que fortalece nossa relação. Passamos pela fase do aleitamento materno exclusivo, certamente a mais difícil por ser somente você o alimento para o seu filho (e isso certamente exige dedicação e disponibilidade), pela fase da introdução alimentar e seguimos firmes até hoje, ele com 1 ano recém completado.

E o desmame? Em qual momento ele acontece na amamentação?

Às vezes me perguntam sobre o desmame e sempre reforço que a Sociedade Brasileira de Pediatria reconhece os benefícios da amamentação até pelo menos 2 anos de idade e recomenda o desmame gentil. Cada mamãe tem a sua história de amamentação e consegue perceber quando esse ciclo se encerra e devemos, em primeiro lugar, respeitar as suas decisões. Não julgue e guarde os palpites para si.

A jornada com a amamentação continua!

Por aqui sinto que minha história continua, pois tenho um bezerrinho em casa que adora o aconchego do peito da mamãe. Percebo de maneira muito clara o quanto a amamentação tem trazido benefícios, vendo meu filho crescendo e se desenvolvendo muito bem e longe de doenças. Sinto um orgulho enorme por todas as noites em claro e pelo tempo perdido ordenhando para retornar ao trabalho, pois isso me levou até aqui. Ou seja, essa experiência me fez viver as maravilhas desse gesto de amor e cuidado tão singelo e, ao mesmo tempo, grandioso. Faria tudo novamente!

Convido você, futura mamãe, a também embarcar de corpo e alma nessa viagem. Vem comigo?

As pessoas também perguntam

Por que amamentar é tão importante?

O alimento ideal para todas as crianças e que garante o desenvolvimento dos pequenos até os 2 anos de idade é o leite materno. Ou seja, ele garante uma composição química bem balanceada, que é capaz de suprir as necessidades fisiológicas do bebê.

Qual é a importância do leite materno para o bebê?

Além disso, o leite materno é de fácil digestão, sacia o bebê de imediato, contribui no desenvolvimento adequado da musculatura facial, e ainda protege o pequenino de algumas doenças.

Quais os benefícios da amamentação?

Estimula uma conexão única com a mãe. Estimula e fortalece a arcada dentária com o processo de sucção, melhora a digestão, reduz o risco de doenças alérgicas. Além de prevenir contra algumas doenças digestivas.