Dra. Ana Luiza Cardoso

Minha trajetória profissional teve início em 2005, quando ingressei no Curso de Medicina da UFRN. Durante o graduação, me descobri encantada pela Clínica Médica. Me interessava a integralidade do indivíduo, em conhecer e entender o paciente em todos os seus aspectos. Enxergava na Clínica Médica a oportunidade de esmiuçar condições muitas vezes tão prevalentes e, ao mesmo tempo, ameaçadoras. Assim, iniciei a Residência em Clínica Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo. Durante esse período, percebi que atuar em prevenção, evitando o adoecimento, era fundamental.

Pude, então, me identificar com a Endocrinologia, especialidade que atua, sobretudo, no incentivo à mudança de estilo de vida, ao ter como principais doenças a Obesidade e o Diabetes. Além disso, a beleza da fisiologia endócrina, que mantém nosso corpo em um estado de perfeito equilíbrio, me fez ter a certeza de que queria ser endocrinologista. Comecei, assim, minha segunda Residência Médica, ainda no mesmo serviço. E foi no período da minha Especialização em Endocrinologia que descobri mais uma paixão: o ensino.

Assumi, em 2015, a preceptoria da Residência Médica de Endocrinologia da USP, um período de ainda mais crescimento profissional. No ano seguinte, em 2016, retornei às minhas raízes e decidi trazer para Natal todo o conhecimento e experiência acumulados nos anos de Residência, sempre buscando oferecer um atendimento de qualidade com foco na relação médico-paciente. Segui minhas atividades de ensino na Universidade Potiguar – UnP, instituição que me acolheu desde 2018 como professora do Curso de Medicina.

ACESSE MEU CURRÍCULO LATES

Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN;

Residência de Clínica Médica pela Universidade de São Paulo – FMUSP;

Residência de Endocrinologia pela Universidade de São Paulo – FMUSP;

Título de Especialista em Endocrinologia e Metabologia pela SBEM – RQE 2291;

Professora do Curso de Medicina da Universidade Potiguar – UnP;

Membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia;

Membro da Endocrine Society.

Opinião de quem conhece

Conhecer a Dra. Ana Luiza foi um divisor de águas em minha vida. Depois de muito andar, encontrei uma profissional que me enxergou como um todo… reequilibrou meu organismo, compensou minhas taxas, tratou minha obesidade enxergando minhas limitações, minhas dificuldades e, hoje, me ajuda a manter todos os bons resultados obtidos. Acompanha tudo bem de perto, não deixando as recaídas tomarem conta do processo, está sempre disponível para tirar todas as dúvidas e é uma estudiosa. Confio plenamente nela e sinto total confiança em tudo que ela me recomenda. Enfim, é daquelas profissionais que vc não quer nunca deixar de ir e recomenda de olhos fechados!

Carla Medeiros

Falar de Dra. Ana Luiza ao mesmo tempo que é uma responsabilidade, é uma honra. Por indicação de uma amiga, tive a oportunidade de ser atendida pela melhor médica que já conheci. Atenciosa, competente, presente. Ela fez do meu problema o dela e foi essencial na minha luta contra taxas e balança. Me orientou, me aconselhou, me explicou e me fez entender todo o processo que eu precisava passar. Sempre deixou claras as dificuldades, mas, da mesma forma, enfatizou a possibilidade de superá-las. Ela mudou a minha vida! Indico para todos os meus amigos e para aqueles que querem comprometimento e competência. Hoje, ela é médica da minha mãe, irmã e de muitos amigos. Sou eternamente fã e eternamente paciente!

Larissa Simoneti

Ah se existissem mais médicos (as) como Dra. Ana Luiza! Eu digo que ela mudou minha vida, porque é uma profissional que nunca esteve só preocupada com a receita médica e sim com a minha história. Ela me trouxe reflexões e ponderações que me fizeram enfrentar a luta contra a obesidade e a mudar totalmente meu estilo de vida. Foram mais de 30kg eliminados, mas não só isso, ela conseguiu provocar uma mudança de mentalidade. Não há exagero nenhum em dizer que ela, com seriedade, profissionalismo, empatia e seu lado humano, iniciou um processo de transformação para que eu me reencontrasse. Serei eternamente grata!

Luciana Dias

Dra. Ana Luiza foi um divisor de águas em minha vida. Ela foi a primeira profissional e pessoa que tratou a minha obesidade como doença. Eu vinha de uma péssima experiência com antigos profissionais, onde a maioria tratava a obesidade como desleixo e preguiça e isso fazia com que eu fugisse dos médicos (pois só me causava dor e frustração). Ana Luiza me fez ver que a obesidade é uma doença e precisa ser tratada, e de forma nunca vista,  responsável e humana, ela se preocupa com os pacientes e os escuta diferente do que acontece na maioria dos profissionais. Nos olha como um todo, fazendo os encaminhamentos necessários. Hoje posso dizer que tenho total controle sobre meu corpo. Só tenho gratidão a ela. Por mim, iria a ela toda semana! Muito obrigada, Dra. Ana Luiza, que a senhora continue sendo essa pessoa abençoada e exemplo do que é ser uma verdadeira médica.

Daniela Holanda

Dra. Ana Luiza, profissional competente, dedicada e amorosa. Tenho a maior confiança e carinho por ela. Me ajudou bastante no processo de aceitação do diagnóstico  do diabetes. Há dois anos sou paciente dela, desde então minha saúde e qualidade de vida melhoraram muito!

Patricia Angelina

Agende sua consulta por telefone:

(84) 99696-1717
Agende pelo WhatsApp