A testosterona baixa é um problema que afeta muitos homens, principalmente após os 60 anos.
A produção desse hormônio se acentua durante a adolescência, o que faz com o corpo se desenvolva de forma geral, assim como as características sexuais secundárias, como o aumento da massa muscular, o crescimento da barba e o engrossamento da voz, por exemplo.
Contudo, durante a fase adulta, podem surgir alguns problemas no organismo dos homens que impliquem uma deficiência hormonal. Antigamente, acreditava-se que esses problemas ocorriam apenas em pessoas que tinham patologias congênitas ou após tumores e traumas.
Hoje em dia, sabemos que isso é mais comum do que se pensava. Segundo a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a testosterona baixa afeta de forma leve ou moderada cerca de 25% dos homens.
Continue lendo este artigo e saiba quais são as possíveis causas da testosterona baixa nos homens, conheça os seus sintomas e veja como se deve tratar.
O que causa a testosterona baixa?
A partir dos 40 anos, anualmente, ocorre uma diminuição natural de 0,8% da testosterona no homem. Dessa maneira, os níveis médios desse hormônio em um idoso de 75 anos equivalem a apenas 65% da quantidade encontrada em jovens adultos.
Apesar de isso ser natural, o corpo sente as consequências, principalmente quando o nível está ainda mais baixo do que deveria ou ocorre de forma precoce, ou seja, em homens mais novos.
Nesse caso, a condição é chamada de hipogonadismo, o termo médico para testosterona baixa.
Essa doença pode ter diferentes causas, como:
- doenças congênitas,
- tumores na hipófise ou na próstata,
- lesões na bolsa escrotal,
- obesidade,
- efeito de medicamentos,
- AIDS,
- estresse.
Quais são os principais sintomas de testosterona baixa nos homens?
Os sintomas de testosterona baixa nos homens são diversos e podem envolver questões:
Psicológicas:
Mudanças bruscas de humor, depressão, alta irritabilidade e problemas de autoestima.
Sexuais:
Baixa libido, redução da fertilidade e disfunções sexuais, como a impotência.
Físicas:
Perda de força, aumento da gordura corporal, diminuição da massa muscular, redução da libido, cansaço constante, problemas com memória e desenvolvimento de resistência à insulina, gerando consequente risco de diabetes.
Além disso, uma das consequências comumente vista é o surgimento de outras doenças, como a osteoporose. Isso ocorre, principalmente, em pacientes idosos.
Aqui, vale destacar que é obrigatório fazer o rastreamento da deficiência desse hormônio em todos os homens que têm osteoporose, a fim de iniciar o tratamento visando à melhora da massa óssea.
Como é feito o tratamento para testosterona baixa?
O tratamento para testosterona baixa só é recomendado para homens que estão com níveis abaixo do normal, além do decaimento natural com a idade.
O primeiro passo, então, é fazer um exame de sangue e o acompanhamento dos sintomas do paciente. Isso deve ocorrer com o auxílio de um endocrinologista, o médico responsável pelos hormônios.
Caso seja necessário, será definido um tratamento baseado em um estilo de vida saudável e, possivelmente, na reposição hormonal.
Se o paciente sofre de sobrepeso, por exemplo, ele deverá iniciar uma dieta mais balanceada e começar a praticar exercícios físicos, para verificar se essa não é a causa.
É apenas a partir da identificação do motivo que o médico poderá traçar o melhor método para normalizar os níveis hormonais e combater a testosterona baixa, com todos os males que impactam tanto física quanto psicológica e sexualmente.
De um ano e meio pra ca estou tendo algumas ritimia…..e tbm pouco esperma e grosso mal sai
Elcio, recomendo que busque o atendimento inicialmente de um urologista. Ele avaliará sua queixa e, caso detecte algo hormonal, encaminhará para um endocrinologista.
Bom dia doutora muda a referência de um laboratório pro outro por que este laboratório que eu fiz o exame dd testoterona deu que tava normal de 18 a 49 referência 168 a 868 o meu dei 178 com 42 anos ?
Júnior, sem as unidades do valor, não consigo te responder sibre isso.
faz algun tempo q tenho dificuldade em manter ereção, ja fiz exames e meu nível de testosterona deu 375 , pesquisei e segundo informações e baixo o urologista disse q era normal, tenho 39 anos.
será que é mesmo estou tendo muitos problemas na área.
Existem diversas causas para problemas de ereção. Olhando um único exame, sua testosterona parece sim normal. Precisa investigar outras causas.
Tenho 39a, 77kg e 1.78m pratico atividade física regularmente (pelo menos 3x por semana) e minha testosterona está em 176. Faço uso contínuo de medicamento (ácido valpróico) para transtorno de bipolaridade diagnosticado ha 4 anos após quadro depressivo.
Acha que essa diminuição nos níveis de testosterona pode ter alguma relação com o medicamento? Ou o quadro clínico poderia estar associado com a baixa hormonal?
Matheus, o ácido valproico não leva a queda nos níveis de testosterona. Mas esses valores mais baixos precisam ser avaliados e investigados, pois outras condições clínicas podem estar associadas.
Doppler peniano não é invasivo, mas os médicos e clínicas ficam de frescura pra fazer. Sem contar que é bem caro. Porque será essa resistência, Ana?
Acredito ainda haver muito tabu a respeito da disfunção erétil e isso se estende aos exames necessários para investigar.
Minha testoterona deu 230 e considerada baixa tenho 57 anos?
Wagner, aparentemente a testosterona parece baixa. Com uma única dosagem é difícil avaliar e precisa estar associada à presença de sintomas de sua deficiência. Recomendo que passe por um endocrinologista para avaliar melhor, ok?
Tenho 36 anos e estou com a testosterona total de 170. O que pode esta desencadeando isso? Fiz uma tomografia do abdome total e esta tudo ok.
Diversos são os fatores que podem levar à queda de testosterona. De fato, pelo exame, o valor está abaixo do esperado para você e é importante que passe pela avaliação de um endocrinologista.
José, é difícil responder sem uma avaliação clínica criteriosa. Recomendo que busque um endocrinolgista de sua confiança, é importante avaliar as causas e o tratamento adequado para você.
DR. Ana tenho 42 anos minhas testosterona deu 350, eu falei com a medica e optei para fazer a reposição hormonal,estou fazendo por 4 meses,minha testosterona esta em quase mil. Só que o meu cabelo esta caindo,devido a testoterona alta,estou afim de parar de repor e tentar recuperrar ela com exercicos fisicos,oui seja naturalmente. Eu achei antes que fazendo um tratamento de 4 meses não precisaria mais repor.
Luciano, repor a testosterona não faz o organismo recuperar a produção natural, pelo contrário. Por isso, quando utilizada sem necessidade, inibe a própria produção do organismo e temos um novo problema para lidar. Converse com sua médica a respeito para encontrarem a melhor forma de suspendê-la. Antes de repor, precisamos entender a causa de ela estar baixa.
Tenho 51 anos tenho hipotireoidismo tenho preçau Alta sou diabética tipo 2 e agora meu endocrinologista me falou que estou sem tostesterona no meu organismo meu exame Deu 0.5 estou fazendo uso de ormonio gel…. gostaria de saber se está serto?
Sirlei, difícil falar com os dados trazidos aqui. Recomendo que converse com sua médica se não sentiu tanta segurança no tratamento.
A taxa de 356 ng/dl testosterona é considerada baixa ou normal?
Esses valores estão normais para o sexo masculino.
Tenho 42 anos e gostaria de fazer uso de anabolizantes já usei á 10 anos atrás pouca quantidade
Dan, não recomendo o uso de anabolizantes, traz sérios riscos à sua saúde.
ola DRA ANA MEU RESULTADO DEU TESTOTERONA TOTAL 127 NG,DL E LIVRE 2,708 NG DL MUITO SONO DURANTE O DIA INSONIA A NOITE TENHO 52 ANOS OBRIGADO PELO LINK
Marcelo, é preciso passar por um médico endocrinologista no seu caso, visto que os valores estão muito baixos e você tem queixas relacionadas. Precisa avaliar a causa dessa queda e o melhor tratamento.
Tenho 34 anos e minha testosterona total está 250, antes estava em 320 (uns meses atrás). Já fiz avaliação médica e terei que fazer reposição hormonal. Existe algo para estimular naturalmente para minha testosterona total fica em uns 500 de forma natural ?
Ricardo, depende da causa da queda da testosterona. Em alguns casos é possível, em outros apenas a reposição ajuda.
Artigo muito esclarecedor.
É importante para o homem fazer exames de rotina, conversar com seu médico e estar atento a qualquer mudança corporal, saúde deve ser levado a sério.
Forte abraço.
Que bom que gostou! Isso mesmo, todos precisam se cuidar e trabalhar com prevenção.
Doutora, quando a causa é a obesidade é possível reverter a baixa produção de testosterona mudando o estilo de vida com alimentação saudável e prática de exercícios? Se sim, quanto tempo em média leva para o organismo começar a responder da forma esperada!?
Marcelo, é possível reverter com perda de pelo menos 10% do peso. O tempo depende do tempo que se leva para conseguir perder peso de maneira eficaz e da manutenção do resultado após.
Marcelo, é possível reverter com perda de pelo menos 10% do peso. O tempo depende do tempo que se leva para conseguir perder peso de maneira eficaz e da manutenção do resultado após..
É normal o homem sentir fraqueza nas pernas quando está baixo o testosterona?
Sara, a queda de testosterona pode dar perda e fraqueza muscular, então pode ser sim um sintoma.
É normal o homem sentir fraqueza nas pernas quando o nível de testosterona estiver baixo?
Sara, a queda de testosterona pode dar perda e fraqueza muscular, então pode ser sim um sintoma.
Olá. Gostei do exposto, que foi de forma direta, clara e sussinta. Bastante esclarecedor.
Obrigada, Mary, seja bem vinda por aqui!
Boa tarde, eu tenho 43 anos, faço academia mas nunca consigo musulos tonificado muito pouco músculo e se eu não ir trez dias na academia parece que some os músculos e muita dificuldade para emagrecer, fiz os exames deu 396 testosterona.
Elisandro, os valores parecem estar normais.
Elisandro, os valores parecem estar normais..
tenho 36 anos e minha testosterona deu 375 ela esta normal ou baixa?
Lívio, o exame parece estar normal.
o exame parece estar normal.
Boa tarde dra.
Meu pai (hoje com 84 anos) fez a pedido do urologista o exame de testosterona e o valor foi de 136, bem abaixo do que o laboratório indica como mínimo (que no caso seria 175).
Ha um ano atras (fev/2021) o mesmo exame havia marcado 170. Tivemos aí uma queda de 20% em um ano.
O que voxe rexomendaria nesse caso?
Edson, é preciso avaliar a possibilidade de iniciar a reposição hormonal, caso ele não tenha contraindicações. Converse com o urologista a respeito.