Poucas pessoas têm o conhecimento de que é possível prevenir a osteoporose e que adotar hábitos saudáveis no dia a dia é essencial para cuidar também da saúde dos ossos.

A doença é mais comum entre as mulheres à medida que a idade vai avançando, mas também acomete homens.

De forma geral, ela não apresenta sintomas, por isso, muitas pessoas não sabem que têm a patologia até que venham a sofrer uma fratura, condição característica de quem sofre desse mal.

De acordo com o Ministério da Saúde, estima-se que 50% da população feminina e 20% da masculina a partir dos 50 anos sofrerão uma fratura osteoporótica no decorrer do tempo.

A boa notícia é que existem formas para prevenir essa enfermidade.

Por isso, hoje elaborei uma lista de cuidados que ajudam a reduzir as chances de desenvolver a osteoporose.

5 dicas para prevenir a osteoporose

Como sabemos, a osteoporose é comum à medida que a idade vai chegando, mas não é preciso esperar ela avançar para começar a cuidar da saúde óssea.

Pequenos cuidados no nosso dia são eficazes para prevenir a osteoporose e o ideal é que eles sejam inseridos quanto antes na nossa rotina.

Veja as dicas:

Consuma cálcio

À medida que a idade avança, o osso perde cálcio, tendendo a ficar mais fraco, e o consumo desse mineral é essencial para fortalecê-lo. 

De forma geral, esse nutriente pode ser encontrado em:

  • laticínios, 
  • frutas, 
  • legumes, 
  • folhas verdes,
  • grãos.

Gostaria de enfatizar que, se a deficiência é prejudicial, o excesso de cálcio também pode provocar danos para a sua saúde, como perda da função renal, entre outros problemas.

Por isso, o uso de suplementos à base dessa substância deve ser indicado e acompanhado pelo médico. O consumo do cálcio proveniente dos alimentos é sempre preferível e deixamos a reposição com comprimidos para quando isso não for possível. 

Mantenha a vitamina D em dia

Pegar sol na medida certa e no horário adequado pode ajudar a manter os bons níveis desta vitamina no organismo. Ela atua melhorando a absorção do cálcio da alimentação e ajuda a fixar o cálcio nos ossos.

Por isso, dedique 15 minutos por dia entre as 10 e 16 horas para tomar sol e prevenir a osteoporose. 

Se não for possível, uma alternativa é o uso de suplementação de vitamina D em cápsulas ou gotas, que deve ser feita com acompanhamento médico. 

Realize atividades físicas

Costumo dizer que nosso corpo é uma máquina perfeita, mas precisamos saber usá-lo e cuidar dele.

Nossos ossos, por exemplo, reagem a estímulos, por isso, quando praticamos uma atividade física, estamos ajudando para que eles se mantenham fortes, e já no sedentarismo eles tendem a ficar fracos.

Por isso, colocar o corpo em movimento é uma forma de prevenir também essa doença, entre muitas outras. 

Aqui é importante lembrar do papel dos exercícios resistidos, de força, pois a carga ajuda a fortalecer músculos e ossos, o que também é importante na prevenção de fraturas.

Tenha uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável é fundamental em todas as fases da vida. Ela também é a nossa principal fonte de cálcio para o fortalecimento dos ossos.

Por isso, mantenha uma dieta rica em:

  • leite de vaca,
  • Iogurte, coalhada
  • queijos,
  • sardinha, 
  • amêndoa,
  • tofu, 
  • vegetais como couve manteiga, alfafa, agrião, espinafre, brócolis.
  • Gergelim, linhaça. 

Em caso de qualquer restrição alimentar que limite o consumo de cálcio, o ideal é procurar o médico para que ele indique a dosagem correta do suplemento para prevenir a osteoporose.

Evite bebidas alcoólicas e cigarros 

Bebidas alcoólicas, refrigerantes e cigarros sempre serão prejudicais e quando se trata da saúde dos ossos, esses produtos favorecem a perda da massa óssea.

Por isso, o ideal é evitá-los o máximo possível.

Dica extra da Dra. Ana

Para as mulheres, em especial, uma forma de prevenir a osteoporose ou amenizar os impactos que ela causa é a reposição hormonal para aquelas que entraram na menopausa.

Esse tratamento ajuda a reduzir a perda óssea pós menopausa e auxiliar na saúde do sistema musculoesquelético das mulheres.

Gostaria de enfatizar também que consultas médicas regulares ajudam de forma eficaz e segura na prevenção de doenças de forma geral. 

Por isso, agende sua consulta. Terei o maior prazer em ajudar nesse processo.