Tenho percebido nos atendimentos no meu consultório que, de forma geral, ainda existem muitas dúvidas em relação aos mitos e verdades sobre emagrecimento.

Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, PNS, 60,3% da população brasileira acima de 18 anos apresentam excesso de peso, o que representa em média 96 milhões de pessoas.

O problema também atinge nossos adolescentes e a PNS mostra que 1,8 milhão de jovens entre 15 e 17 anos estão acima do peso. 

Outro ponto importante é que, principalmente na internet, é comum perceber uma enxurrada de receitas milagrosas ou dicas para emagrecer que viram moda rapidamente. 

Muitas delas podem trazer prejuízos para a saúde e frustração nos resultados.

Por isso, preparei para você alguns mitos comuns criados sobre o assunto e também algumas verdades sobre o emagrecimento. Confira.

Conheça alguns mitos e verdades sobre emagrecimento!

Você sabia que uma pesquisa realizada entre 23 de outubro e 6 de novembro de 2020, pelo Instituto Ipsos, mostrou que 52% dos brasileiros engordaram na quarentena?

Isso aumenta a procura das pessoas por dicas para emagrecer e também acaba por espalhar certos mitos sobre o assunto.

Confira quais são os mitos e verdades sobre o emagrecimento.

Para emagrecer é necessário tomar suplementos 

Mito!

Emagrecer de forma saudável envolve praticamente três processos, que são:

  • a restrição calórica
  • prática de atividades físicas para eliminar calorias,
  • aderir a uma dieta alimentar rica em vitaminas, fibras, minerais e antioxidantes. 

Isso quer dizer que você não precisa de suplementos.

Tomar água ajuda a emagrecer 

Verdade!

De fato, a água ajuda a emagrecer.

A ingestão do líquido auxilia no funcionamento das células, o que ajuda a ativar o metabolismo, contribuindo para a queima de calorias.

Ademais, a ingestão de água colabora também em processos importantes para o emagrecimento, como o bom funcionamento do intestino e digestão.

Se manter bem hidratado também colabora com a regulação dos mecanismos de fome e saciedade.

Dormir mal engorda

Verdade!

Noites mal dormidas causam o aumento de cortisol, o hormônio do estresse, o que colabora para o acúmulo da indesejável gordura abdominal. 

Além disso, quando dormirmos pouco, tendemos em comer mais e gastar menos energia. Esse processo resulta no ganho de peso.

Alimentos light são necessários na dieta 

Mito!

Esse assunto é complicado e não podemos deixar de falar sobre ele quando estamos desvendando os mitos e verdades sobre emagrecimento.

Infelizmente, esses alimentos são bem presentes na dieta de quem deseja perder peso, no entanto, apesar da redução calórica, eles geralmente contêm maior concentração de sódio e de conservantes. Além do que não adianta fazer algumas substituições por opções lights quando a dieta como um todo continua hipercalórica.

Emagrecer é fácil, só preciso fechar a boca

Mito!

Gosto de frisar que o processo de emagrecimento é complexo porque nem sempre esse controle é externo, pode envolver a biologia, genética, hormônios, o que faz, muitas vezes, o corpo recuperar boa parte do peso perdido.

Por isso, duas pessoas realizando os mesmos cuidados obterão resultados diferentes e uma delas pode precisar de ajuda médica para conseguir alcançar o mesmo sucesso.

Alimentos integrais possuem menos calorias

Mito!

Esse assunto também não pode ficar de fora quando falamos de mitos e verdades sobre emagrecimento.

É importante saber que os alimentos integrais são mais saudáveis no sentido de conterem fibras, minerais e vitaminas do complexo B, nutrientes que são geralmente eliminados dos refinados. 

Mas, na maioria das vezes, o conteúdo calórico é equivalente entre eles.

Parar de comer emagrece

Mito!

Sim, a restrição de calorias é condição obrigatória para o emagrecimento. Mas considero muito importante frisar que apenas parar de comer não é o suficiente para emagrecer e pode ser um caminho perigoso. Dietas muito restritivas também não são recomendadas, pois podem trazer carências nutricionais e dificuldade na adesão no médio e longo prazos. 

O organismo trabalha com adaptações metabólicas ao emagrecimento, e simplesmente reduzir muito as calorias do que se come pode até levar a uma redução de peso inicial, mas com importante queda da taxa metabólica, perda de massa magra e prejuízos na fase de manutenção do peso pedido.

Agora que você conheceu os 7 mitos e verdades sobre emagrecimento, caso esteja precisando de ajuda para perder peso, entre em contato comigo, terei o maior prazer em ajudar.