Praticamente toda dieta saudável tem como princípio diminuir o açúcar no dia a dia e vou explicar por que isso acontece. 

Consumido em excesso, esse ingrediente é um dos principais responsáveis pela obesidade e diabetes, ambas consideradas epidemias globais pela Organização Mundial da Saúde.

Dentro da minha área, posso afirmar que, quando não controladas e tratadas, tanto a obesidade como a diabetes podem trazer sérias consequências ao paciente.

Por isso, hoje preparei esse post para falar sobre a importância do consumo consciente e como você pode reduzir a ingestão de açúcar no seu dia a dia.

Vamos conferir?

Como diminuir o açúcar?

Conforme a última Pesquisa Nacional de Saúde, PNS, 60,3% da população adulta brasileira apresenta excesso de peso.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, SBD, 16,5 milhões de pessoas têm a doença, mas metade delas desconhece o diagnóstico.

A Organização Mundial da Saúde recomenda que o consumo diário de açúcar seja de 25 gramas, mas o brasileiro ingere em média 50% a mais desse valor.

Isso tudo pode ser em decorrência do fato de que o componente está presente, em altas dosagens, em produtos que nem sequer imaginamos e que fazem parte do nosso dia a dia. 

Confira algumas dicas para eliminar ou reduzir o consumo desse ingrediente na sua dieta.

Evite refrigerantes, sucos artificiais e outras bebidas industrializadas 

Quantas vezes você tomou um iogurte ou um suco de frutas em caixinha pensando estar consumindo algo mais saudável?

Refrigerantes, sucos artificiais e toda bebida industrializada contêm grande quantidade de açúcar na sua composição e devem ser evitados na sua dieta, principalmente pelas pessoas que desejam controlar a obesidade e a diabetes. Comece a olhar os rótulos e irá se surpreender! Recomendo o aplicativo “desrotulando”.

Reduza a quantidade de açúcar

Para ter uma alimentação saudável e mais qualidade de vida, uma dica é reduzir a quantidade ou eliminar esse produto do seu café, chá e sucos consumidos diariamente.

Outra dica é reduzir ou eliminá-lo das suas receitas. 

Existem várias formas de aproveitar deliciosos doces sem a necessidade desse ingrediente. Uma dica super saborosa e saudável é usar frutas como a banana para fazer bolos e outros doces.

Retire os produtos ultraprocessados da alimentação

Para quem deseja diminuir o açúcar, uma dica é mudar o seu hábito de compras.

Lembra que falei que muitas vezes esse componente está presente em alimentos que nem imaginamos?

Por isso, reduza ou elimine da sua dieta molhos de tomate, ou para saladas, bem como temperos prontos e comida congelada.

O açúcar está também em biscoitos, farinha láctea, achocolatados, barra de cereal e até no pão integral industrializado. 

Muitas vezes, os fabricantes usam nomenclaturas diferentes na composição dos produtos para não chamar atenção dos consumidores.

De modo geral, usam nomes como: maltodextrina, maltose, dextrose, xaropes, glucoses, lactose, melados e néctares ou açúcar invertido. 

Troque o açúcar usado 

O ideal é não usar nenhum tipo desse produto, mas, na impossibilidade, que o refinado seja trocado pelo mascavo.

Por não sofrer o processo de refinamento, esse produto conserva mais nutrientes.

No entanto, gostaria de frisar que tanto a diferença calórica como a quantidade de carboidratos do mascavo não são significativas, por isso, ele é tão ruim quanto o branco para os obesos e os diabéticos, além de ser mais caro. 

Minha dica especial!

Para você que deseja diminuir o açúcar, a minha dica é que comece aos poucos para ir se acostumando com o sabor azedo e amargo dos alimentos.

Se for muito difícil, troque por adoçantes naturais como stevia e xilitol.

Outra dica que funciona super bem é: não tenha doces em casa ou no seu ambiente de trabalho.

Tenha as frutas que mais gosta, ou as secas como damasco, tâmaras, entre outras. Elas são deliciosas e super saudáveis e vão ajudar você quando bate aquela vontade de comer um doce, bem como a evitar os excessos.

Como você pode perceber, pequenas mudanças na forma de se alimentar ajudam a diminuir o açúcar e garantem mais saúde na sua vida.

Agora, que tal continuar aqui no blog e conferir algumas dicas de como aumentar o consumo de legumes e verduras que preparei para você?