Existem muitos conteúdos diferentes hoje em dia na internet sobre a diabetes e os diabéticos, o que pode tornar tudo um pouco mais confuso.

Por isso, muitos pacientes com diabetes acabam cometendo alguns erros que podem custar caro com o tempo.

Ficou interessado(a) para entender mais? Continue lendo.

1 – Achar que o açúcar é o único inimigo.

Muitas pessoas podem acreditar que o diabetes é causado pelo consumo de açúcar e doces, e que apenas tirar isso da dieta é suficiente para tratá-lo.

Mas, infelizmente, o diabetes é uma doença muito mais complexa.

O tratamento envolve dieta equilibrada e hipocalórica visando emagrecimento, atividade física e uso de medicamentos que tratam problemas no funcionamento da insulina e no metabolismo da glicose.

2 – Diabéticos acharem que o mesmo remédio vai fazer o mesmo efeito durante toda a vida.

A maioria dos pacientes não entende que o diabetes (no caso o tipo 2, que é o mais comum) é uma doença progressiva. Ou seja, ela continua crescendo.

Se não há mudança no estilo de vida e perda de peso, a tendência é que com o passar do tempo mais medicações sejam necessárias para obter aquele mesmo controle.

3 – Se confiar apenas na glicemia em jejum.

Se a sua medida de glicemia em jejum está boa, não quer dizer que o diabetes está excelente. A glicemia em jejum é apenas um dos parâmetros para avaliar o controle da doença.

É possível ter uma glicemia em jejum ótima, mas uma glicemia após a refeição muito alta e isso trazer um pobre controle do diabetes.

Por isso levamos em consideração a hemoglobina glicada e a automonitorização.

4 – Não cuidar do diabetes no início da doença.

Várias pessoas deixam para cuidar do diabetes depois de desenvolver uma complicação ou depois de muitos anos sem controle.

Porém, as complicações crônicas não são reversíveis, as sequelas ficam mesmo após um controle adequado da glicose.

Além disso, existe o conceito de memória metabólica, em que o controle mais precoce do diabetes leva a benefícios a longo prazo mesmo que aquele paciente descompense anos depois, o que chamamos de efeito legado.

5 – Os diabéticos acharem que a glicose está boa porque não sente nada.

A doença costuma ser assintomática mesmo que não esteja sob controle. Os sintomas só surgem nos casos muito descompensados.

Até mesmo as complicações mais temidas, como as visuais, podem passar despercebidas por anos caso não sejam ativamente pesquisadas.