Saber como controlar a pressão alta é essencial para todos que desejam ter mais saúde e evitar complicações por causa dessa doença.

Quando não controlada, a hipertensão é considerada um dos maiores fatores de risco para infartos e acidente vascular encefálico (AVE).

Mas com alguns cuidados diários, esse risco se minimiza. Para auxiliar você, selecionei algumas dicas que sempre dou para os meus pacientes e que podem fazer uma diferença real na sua vida.

Continue lendo e confira como controlar a pressão alta.

5 dicas para controlar a pressão alta

Veja algumas dicas que você pode seguir para controlar a pressão alta.

Diminuição do peso corporal

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o aumento do peso está diretamente ligada com a pressão alta, tanto em adultos quanto em crianças com mais de 8 anos.

Dessa forma, se você sofre de sobrepeso, deve buscar maneiras de emagrecer de forma saudável, por meio de uma dieta balanceada, para não haver a falta de nutrientes, e de exercícios físicos regulares.

Recomenda-se manter o IMC menor que 25 kg/m² para pessoas até 65 anos e, depois dessa idade, o índice deve ser menor que 27 kg/m².

Também é indicado manter a circunferência abdominal menor que 80 cm para mulheres e, para homens, 94 cm.

Mudança na dieta

A dieta não deve ser mudada apenas nos pacientes que querem controlar a pressão alta e precisam diminuir o peso.

Existem muitos alimentos que tem nutrientes que possibilitam uma vida mais saudável para os hipertensos, como:

  • alimentos com ômega 3, como sardinha, salmão e atum,
  • grãos ricos em fibras, como aveia, feijão e hortaliças,
  • oleaginosas, como castanhas,
  • alho.

Além disso, também é importante diminuir a quantidade de sódio consumida, substância encontrada, principalmente, em alimentos processados.

Atividade física regular

O exercício físico regular é outra ação que auxilia na perda de peso e pode controlar a pressão alta, mas antes de iniciar qualquer atividade é indispensável fazer exames de rotina para se certificar que está tudo bem com o seu coração.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda que sejam efetuados exercícios aeróbicos e treinamento resistido pelo menos três vezes na semana. O ideal é que sejam pelo menos 150 minutos de atividade física por semana. 

Para fazer tudo corretamente, não deixe de consultar o seu cardiologista de confiança.

Controle do diabetes

Muitas pessoas não sabem, mas o diabetes tem relação direta com a hipertensão. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, 4 a cada 10 pacientes com essa doença sofrem de pressão alta.

Quando o sangue tem muita glicose, há o enrijecimento das artérias, o que contribui para o aumento da pressão.

Dessa forma, para controlar a pressão alta, é necessário seguir um tratamento com médico especializado, seguindo as suas orientações para evitar complicações.

Medicação

Muitas vezes, todas essas dicas não são suficientes para controlar a pressão alta e, nesses casos, é essencial haver o tratamento medicamentoso.

Apenas um médico poderá receitar quais são os medicamentos que devem ser utilizados para cada caso, uma vez que é preciso considerar as comorbidades e o histórico familiar de cada paciente, assim como a seriedade do caso.

Se você precisa de mais orientações para controlar a pressão alta ou está procurando por uma médica em Natal para o tratamento de diabetes ou perder peso, conte comigo.

Eu sou endocrinologista e trato muitos pacientes com obesidade e altos índices glicêmicos que desejam ter mais saúde. Entre em contato comigo e marque sua consulta. Será um prazer te atender.