Você sabia que a obesidade está relacionada à infertilidade e queda dos níveis de testosterona nos homens?
São diversas as alterações causadas pela obesidade que justificam esse problema. O acúmulo de gordura abdominal, levando à síndrome metabólica, é o maior fator de risco.
O que é interessante é que a queda da testosterona piora a síndrome metabólica e isso ocasiona quedas ainda mais acentuadas na testosterona, gerando um círculo vicioso entre as duas patologias.
Principais sintomas relacionados a testosterona
Associado aos sintomas da queda da testosterona, que incluem principalmente a perda do interesse sexual, fraqueza, dificuldade de ereção e infertilidade, há também um aumento no risco de problemas cardiovasculares.
Em virtude da obesidade estar se tornando cada vez mais prevalente e mais precoce, podemos perceber pacientes cada vez mais jovens apresentando essa condição.
E como pode ser feito o tratamento?
O principal ponto é trabalhar com a perda de peso, pois emagrecimentos entre 5-10% do peso inicial são capazes de reverter o problema.
Enquanto isso, em alguns pacientes, é necessária a reposição de testosterona, mas que deve ser feita com ressalva naqueles mais jovens que desejam manter a fertilidade, pois ela pode inibir ainda mais a produção do hormônio pelo próprio organismo, causar atrofia testicular e problemas na produção de espermatozóides. Para estes pacientes, podem ser consideradas outras opções de tratamento, como o citrato de clomifeno.
Se você apresenta sintomas semelhantes e está acima do peso, busque por um endocrinologista. Não utilize nenhum hormônio por conta própria.
Deixar um comentário