Um dos questionamentos que recebo quando falamos sobre alimentação, rotina e vida saudável é a relação entre o colesterol e triglicerídeos. Eles são conhecidos como os dois principais tipos de gordura que circulam no nosso sangue, mas o colesterol é, na verdade, um álcool. Cada um tem funções diferentes, que trarei mais adiante.

O colesterol e triglicerídeos são vilões para nossa saúde?

Muitas pessoas acham que o colesterol e os triglicerídeos são gorduras maléficas para o corpo, mas eles são essenciais para o funcionamento do nosso organismo. No caso do colesterol, existem dois tipos.

– LDL (Colesterol ruim) – é aquele que se acumula nas artérias, estreitando-as, ocasionando acidente vascular ou doenças cardíacas.

– HDL (Colesterol bom) – é responsável por retirar o colesterol ruim das artérias.

Ou seja, o ideal é buscar um equilíbrio entre a alta do colesterol bom e a baixa do colesterol ruim. Vale lembrar que o excesso de triglicerídeos também pode estar associado ao risco de doenças cardíacas. Mas não é uma regra!

Quais são as diferenças claras entre o colesterol e os triglicerídeos?

Os triglicerídeos, como citado, são um tipo de gordura do nosso organismo e servem como reserva de energia. Podem ser estocados no nosso tecido adiposo, dentro das células de gordura, para serem utilizados diante de alguma necessidade energética. ⠀

Dietas ricas em gorduras saturadas e carboidratos simples podem elevar os seus níveis no sangue. Alguns problemas hormonais, como resistência a insulina, hipotireoidismo, o consumo de álcool, medicamentos, como diuréticos, corticoide e anticoncepcional hormonal, são outras causas do seu aumento.

Já o colesterol faz parte da estrutura das células do cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestino e coração, sendo fundamental no funcionamento destas células. É importante para a formação de vários hormônios, de vitamina D e até ácidos biliares, que ajudam na digestão das gorduras da alimentação.

Vale lembrar que nem todo colesterol do nosso corpo vem da alimentação. Na verdade, 70% dele é produzido pelo nosso corpo. Ou seja, a herança genética é, portanto, uma causa importante de colesterol alto, principalmente quando os fatores nutricionais já foram corrigidos anteriormente.

Como equilibrar o lado positivo do colesterol e dos triglicerídeos?

Fazer ajustes na alimentação é fundamental. O caminho é incorporar dietas com baixo teor de gorduras ruins, mais vegetais e legumes, fibras vindas da aveia, linhaça, proteínas mais magras; e evitando óleos e gorduras no preparo, além de abolir alimentos ultraprocessados.

Faça atividade física regular. Você pode incorporá-la em seu dia a dia, optando simplesmente por escolher percorrer trajetos a pé, por exemplo.

Outro ponto é o controle do peso. Se você está acima do peso, perder apenas 5% a 10% do seu peso já pode fazer grande diferença na sua saúde.

Lembre-se do controle de tóxicos, mencionei este ponto no texto sobre medicina do estilo de vida. Parar de fumar melhora suas taxas de colesterol bom. As bebidas alcoólicas também têm um efeito particularmente prejudicial sobre os triglicerídeos.

Faça escolhas saudáveis!

Resumindo, quando apenas essas medidas preventivas não são suficientes para reduzir colesterol e triglicerídeos, o seu médico de confiança deve ser acionado para avaliar outras doenças por trás desses problemas e a necessidade do tratamento com medicamentos.

A consulta com um endocrinologista pode fazer total diferença em uma vida mais saudável!

Quais são as diferenças claras entre o colesterol e os triglicerídeos?

Os triglicerídeos são um tipo de gordura do nosso organismo e servem como uma reserva de energia. Já o colesterol é uma gordura usada para a produção de células e certos hormônios.

Como equilibrar o lado positivo do colesterol e dos triglicerídeos?

Incorporando dietas com baixo teor de gorduras ruins, mais vegetais e legumes, fibras vindas da aveia, linhaça, proteínas mais magras; e evitando óleos e gorduras no preparo, além de abolir alimentos ultraprocessados.