Chegou o verão e, com ele, as festas de Natal e Reveillon. É tempo de celebrar, de reunir os amigos, a família, os colegas de trabalho, a turma da escola, do curso, do condomínio. Quanta #confra, hein? O momento é de comemorar mesmo, afinal, estamos encerrando um ciclo e dando as boas vindas para um novo ano. Novos planos, projetos e energias renovadas para seguir correndo atrás dos nossos objetivos.
Mas é também nesse período que muita gente descuida da rotina de exercícios, sai da linha na alimentação e exagera no consumo de bebidas alcoólicas. E é justamente sobre isso que queria falar contigo hoje. Talvez você não faça ideia do quanto o consumo excessivo de álcool pode ser prejudicial no processo de emagrecimento. Por isso, reuni nesta postagem alguns esclarecimentos sobre o assunto.
Será que esse é o seu caso? Vamos descobrir juntos!
O primeiro ponto pode ser óbvio, mas não custa repetir: bebidas alcóolicas podem ser bastante calóricas! O que algumas pessoas não se dão conta é que todas essas calorias acabam sendo “vazias”, porque fornecem energia mas são muito pobres em nutrientes. Ou seja, dificilmente bebidas alcoólicas estarão inseridas em um cenário de alimentação saudável.
E a gente bem sabe que o consumo de álcool, normalmente, vem acompanhado de uma alimentação ruim e em excesso. Um #tiragosto aqui, outro acolá, e você estará perdendo pontos duplamente, tanto com a comida, quanto com a bebida. Sem falar nos efeitos da ressaca, aquele vazio no estômago e a vontade de comer tudo que sobrou do #RO de uma só vez.
Além disso, existem muitos outros prejuízos do consumo excessivo de bebida alcoólica para a saúde, como predisposição a doenças hepáticas e alguns tipos de câncer. Muitas pessoas com obesidade, por exemplo, já sofrem de questões como refluxo gastroesofágico e esteatose hepática, e o álcool piora essas condições.
Ainda não está convencido? Vou listar abaixo a quantidade média de calorias das bebidas alcoólicas mais consumidas:
- Cachaça: 115 cal em 1 dose/50 ml
- Cerveja: 151 cal em 1 lata/350 ml
- Chopp: 180 cal em 1 tulipa/300 ml
- Espumante: 110 cal em 1 taça/125 ml
- Gim: 60 cal em 1 dose/30 ml
- Prosecco: 106 cal em 1 taça/125 ml
- Rum: 110 cal em 1 dose/50 ml
- Spritz: 261 cal em 1 copo/300 ml
- Saquê: 50 cal em 1 dose/35 ml
- Smirnoff Ice: 240 cal em 1 long neck/275 ml
- Tequila: 110 cal em 1 dose/50 ml
- Uísque: 120 cal em 1 dose/50 ml
- Vinho tinto: 107 cal em 1 taça/125 ml
- Vodca: 120 cal em 1 dose/50 ml
E se você é do tipo amante de drinks, um alerta adicional: além do álcool, eles misturam outras bebidas igualmente calóricas e, muitas vezes, açucaradas. Ou seja: as calorias vão se multiplicando na coqueteleira e você nem percebe! Veja quantas calorias são consumidas nos mais pedidos ao bartender:
- Caipirinha
330 calorias (250 ml)
Nível calórico: Alto
O que leva: suco de meio limão taiti, uma colher e meia de sopa de açúcar e uma dose de cachaça. - Dry Martini
287 calorias (360 ml)
Nível calórico: alto
O que leva: duas doses e meia de gin, meia dose de vermute seco e um dash de licor amargo de laranja. - Gin Tônica
119 calorias (240 ml)
Nível calórico: baixo
O que leva: uma dose de gin, uma fatia de limão e água tônica. - Frozen Margarita
338 calorias
Nível calórico: alto
O que leva: duas doses de tequila, uma dose de Cointreau e duas doses de suco de limão.
Por tudo isso, quando me perguntam qual é a melhor bebida alcoólica para emagrecimento, eu respondo: a que você bebe menos!
Não abuse do consumo de álcool e, quando for consumir, que seja com muita moderação e fazendo escolhas inteligentes. Se vai beber, escolha alimentos mais saudáveis para acompanhar, por exemplo. Evite drinks e coquetéis ricos em açúcar, leite condensado ou outras bebidas açucaradas.
E não esqueça: hidrate-se, sempre! O álcool desidrata e você não percebe porque está consumindo líquido. #ficaadica
[…] Muitos pacientes costumam me questionar “Dra. Ana Luiza, quais são as principais causas da gordura no fígado? Devo me privar da bebida sempre?” Então, tudo é questão de quantidade e da rotina que você a… […]