Falta muito pouco pra gente se despedir de 2019 e tem gente que ainda está só a Simone: “então é Natal, e o que você fez?” ;) Brincadeiras à parte, esse é o momento de refletir, avaliar e fazer aquela listinha de metas para 2020. Emagrecer, entrar na academia, casar, iniciar um curso, ter um filho, mudar de emprego, se organizar melhor financeiramente… essas estão sempre no topo do ranking de objetivos para o ano novo.

No entanto, hoje eu quero compartilhar algumas reflexões sobre uma questão importante que nem todo mundo lembra: o autocuidado.

Como você tem cuidado de si? Quando faço essa pergunta, muita gente logo pensa nas rotinas com a pele, o cabelo, etc. E claro que isso também é autocuidado. Mas, em primeiro lugar, é preciso que se entenda que os cuidados corporais são apenas um dos aspectos a serem considerados. Não adianta usar uma máscara facial e esquecer que estar bonita é, antes de tudo, sentir-se bem.

Aliás, a própria Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social” e não somente ausência de enfermidades. É nesse contexto, portanto, que devemos entender o autocuidado em seu sentido mais amplo, incluindo a atenção às diversas dimensões da nossa vida – físicas, emocionais, sociais e cognitivas, todas igualmente importantes para o nosso #equilíbrio.

Esses são alguns exemplos de atitudes simples que podem contribuir e muito para nossa qualidade de vida. E em um mundo que nos cobra tanto, o maior exercício talvez seja saber a hora de reduzir a velocidade, de dizer não, de voltar-se para dentro de si, compreendendo suas necessidades, fragilidades e diminuindo as cobranças.

Por outro lado, devemos também diminuir as expectativas. Afinal, não estamos bem o tempo todo [e tudo bem também!]. O importante é buscar evoluir enquanto ser humano, seja no contexto familiar, profissional, etc. Reserve um tempo para cuidar de si e aproveite sua própria companhia. Pode parecer simples, mas é um hábito grandioso. Afinal, ninguém melhor do que você para entender do que precisa.

Por fim, pratique a gratidão! Uma atitude positiva aumenta nossa capacidade de desfrutar daquilo que temos e nos ajuda a ter resiliência para encarar aquilo que não podemos mudar.

#FocoEmVocê e que 2020 nos reserve muito aprendizado e grandes realizações. Feliz Ano Novo!