Os termômetros beirando os 40ºC e aquela sensação de um sol pra cada. É, o verão chegou com tudo e sem aviso prévio. Além dos super conhecidos efeitos sobre a pele [use filtro solar], as altas temperaturas e o calor intenso dessa época do ano aumentam a produção de suor. Para alguns, desconforto. Para outros, desculpa para exagerar na cerveja e nos drinks. Para muitos, sinal de que a atividade física está fazendo efeito.
Mas será mesmo verdade que suar emagrece?
Em primeiro lugar, vamos deixar claro: suor não é sinônimo de gasto calórico, perda de gordura ou emagrecimento. Ele nada mais é do que uma resposta do nosso organismo na tentativa de equilibrar a temperatura corporal. Ou seja, quando o corpo atinge uma temperatura muito elevada, como durante uma atividade física ou quando o clima está muito quente, as glândulas sudoríparas liberam o suor para evitar danos às funções vitais do organismo.
Então quer dizer que suar a camisa na academia não significa nada? :O
Também não é assim.
Apesar de não ser critério para medir o emagrecimento, o suor pode ser um importante indicativo para avaliar a intensidade da atividade física, uma vez que, quanto mais intensa, mais acelerado fica o metabolismo e, consequentemente, mais elevada a temperatura corporal, resultando em suor. O que ocorre, no entanto, é que algumas pessoas podem suar mais do que outras, mesmo com exercícios leves.
Portanto, sauna não emagrece e fazer exercício com plástico envolto no corpo, tampouco!
Além disso, quando nos pesamos antes e depois do treino e percebemos uma redução de peso, quer dizer que estamos perdendo água, e não gordura. E aí vem um alerta importante: se ao final observar uma perda superior a 2% do peso inicial, significa que você não está se hidratando corretamente. E esse alerta vale também para quem curte veranear, bater o ponto na praia e na piscina, e acaba achando que qualquer bebida hidrata. Cuidado com o álcool!
Aliás, já conferiu o post com tudo que você precisa saber sobre bebidas alcoólicas e emagrecimento?
Pois bem. O “segredo” do emagrecimento você já conhece: gastar mais calorias do que se consome diariamente, ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente, de preferência no início da manhã ou ao fim da tarde, longe das horas mais quentes do dia. E, sempre, cuidar da hidratação antes, durante e após os exercícios.
Vamos nessa!
Deixar um comentário