Estamos vivendo o auge do verão e a exposição ao sol é inevitável. No post anterior, falei sobre o mito de que suar emagrece. Hoje, quero falar sobre outro assunto bem pertinente para essa época do ano. Já ouviu falar na vitamina D? Entende seus benefícios para o nosso organismo? Sabe onde podemos encontrá-la? Vem comigo que listei 10 verdades sobre a vitamina D que muitas pessoas não conhecem [mas deveriam!].

1- As principais funções da vitamina D estão relacionadas ao seu importante papel na regulação dos níveis de cálcio e fósforo do organismo. Assim, ela ajuda a diminuir o risco de doenças como raquitismo, osteomalacia e osteoporose, por exemplo.

2- Outras funções da vitamina D estão sendo estudadas, como seu papel na regulação da imunidade, do crescimento celular e da expressão genética. [sim, ela é poderosa!]

3- A principal fonte de vitamina D para o nosso organismo é a síntese cutânea através da exposição da pele à radiação solar UVB. Peles mais escuras ricas em melanina, pessoas que moram em regiões pouco ensolaradas e o uso de protetores solares são fatores que contribuem para a redução na sua produção [mas atenção para o item 10].

4- Apenas 20% da nossa vitamina D é proveniente de fontes alimentares.

5- A vitamina D precisa sofrer duas modificações no organismo para se transformar na sua forma ativa, uma no fígado e a outra nos rins. Por esse motivo, pessoas com reduções nas funções do fígado e rins podem ter sua ação reduzida.

6- A vitamina D é lipossolúvel, o que significa que tende a se acumular em tecidos ricos em gordura. Por isso os pacientes obesos são um grupo de risco para deficiência dessa vitamina, uma vez que se acumulando no tecido gorduroso há uma menor fração disponível no sangue para exercer o seu papel biológico.

7- Idosos também são um grupo de risco para a deficiência de vitamina D e um dos grupos que mais se beneficiam da sua reposição, pelos benefícios na saúde óssea, força muscular e prevenção de quedas.

8- A deficiência de vitamina D pode ser diagnosticada através da dosagem da sua fração de estoque, a 25OHvitaminaD.

9- O tratamento pode ser feito através da suplementação oral de vitamina D, na forma de gotas ou cápsulas.

10- Mas, atenção! Tostar no sol sem protetor em busca de níveis ótimos de vitamina D só vai te trazer queimaduras solares e câncer de pele. 15 a 20 minutos diários já são suficientes. Após esse tempo, por favor, #usefiltrosolar! :)