Voltando à nossa série sobre os 7 erros mais comuns de quem busca emagrecimento, vamos ver que, se por um lado fechar a boca não é o suficiente para emagrecer, por outro, a qualidade também não é mais importante do que a quantidade. Comer pouco e descuidar da qualidade ou só comer coisas saudáveis e exagerar na quantidade de calorias são dois erros básicos em pessoas que buscam o emagrecimento sem o acompanhamento adequado.
Vamos imaginar o seguinte cenário: Você é bastante cuidadoso com a alimentação, evita alimentos industrializados, segue uma dieta rigorosa. No almoço, sua refeição é colorida, diversificada, tem de tudo um pouco. Um prato daqueles de causar inveja nos colegas de trabalho! Mas aí, no final da semana, a balança parece não perceber todo esse esforço. O que será que está acontecendo? [#respiranãopira]
“Só como coisas saudáveis e mesmo assim não emagreço” é uma frase que já ouvi algumas vezes no meu dia a dia como médica. A minha primeira resposta é: “que bom que você só come coisas saudáveis!” A mudança de hábitos alimentares é um importante começo e, para muita gente, a parte mais difícil no processo de busca por emagrecimento e por mais qualidade de vida.
Mas, aí eu pergunto: qual a quantidade de “coisas saudáveis” que você está ingerindo? Não se engane. O saudável também engorda se não estiver na quantidade certa e nas proporções adequadas de macronutrientes para o seu objetivo. E o que são macronutrientes? Carboidratos, gorduras e proteínas. São componentes fundamentais e constituem a maior parte da dieta. Mas cada organismo tem sua necessidade e é isso que faz a diferença em um acompanhamento profissional especializado.
Um exemplo: ovo é saudável, suco de laranja, também. Isso não significa que viver de ovo e suco de laranja é o segredo do emagrecimento, concorda? Ovo pode engordar e pode emagrecer. Suco de laranja, idem. E é aí que entra aquela palavrinha mágica [repete como um mantra]: equilíbrio. Tudo depende da dieta como um todo, e ela deve levar em consideração seu organismo, necessidades e objetivos.
Conclusão: coma saudável e com restrições calóricas. Procure ajuda de profissionais, entenda e cuide do seu corpo. Vamos começar hoje? :)
Deixar um comentário