Talvez você seja do tipo que toma água com limão em jejum todas as manhãs. Ou então é um fã daquela frutinha oriental que promete fazer emagrecer até 5kg em um mês. Possivelmente, cortou o glúten da sua alimentação e agora, no lugar do pãozinho, capricha na tapioca com chia sem medo de ser feliz. Quem não se identifica com pelo menos algum desses exemplos? Hoje, o que eu tenho pra falar pode incomodar algumas pessoas, mas acreditar em alimento milagroso é um dos 7 erros mais comuns de quem busca emagrecimento.

Então, vamos logo ao assunto: não, alimentos não fazem milagres!

Entendo que seja tentador se envolver nos resultados prometidos pelos queridinhos da indústria do emagrecimento e sei também que existe muito interesse envolvido por trás de cada nova evidência científica anunciada nas mídias. Por outro lado, acredito sim que existem pesquisas sérias e que ainda estamos descobrindo as potencialidades de muitas substâncias. Afinal, a natureza é riquíssima e ainda tem muito a nos ensinar. Mas, o que eu quero hoje é alertar para as promessas fáceis dos alimentos da moda.

Já falei aqui, por exemplo, sobre a importância de se ter uma alimentação variada, rica em nutrientes, evitando o consumo de alimentos industrializados [mesmo aqueles da seção diet/light] e porque até mesmo os alimentos saudáveis podem engordar se não estiverem nas quantidades e proporções adequadas. Também comentei sobre o famoso dia do lixo e como esse hábito acaba sendo um gatilho perigoso no processo de emagrecimento.

Pois bem, não custa repetir. Quando se fala de alimentação, o mais importante é o conjunto do que você come [mentalize isso e repita mil vezes se for preciso]. Ou você realmente achava que aquela água com limão pelas manhãs seria o suficiente para corrigir todos os efeitos do seu fast food preferido? Cá pra nós, se fosse assim, eu já deixaria uma jarra de água com limão na porta do meu consultório e não faria você perder o seu tempo, né? [#tragoverdades]

Opte por comida de verdade, dê preferência aos alimentos da época, os mais frescos possíveis, de preferência orgânicos. Alimentos naturais são sim excelentes para a nossa saúde, mas falar de um isoladamente como a solução para o problema da obesidade, além de simplista, é irresponsável. Porque empobrece seus hábitos alimentares e desconsidera todos os esforços necessários em um processo de emagrecimento. [#nopainnogain]

Que tal aproveitar o clima de fim de ano e fazer da mudança de hábitos alimentares sua principal resolução para 2020? Ou melhor, por que não começar agora mesmo? ;)